









Conheça-nos
No âmbito das actividades que envolvem a responsabilidade social e de envolvimento com a comunidade, a Associação Veronas Davit em 2024 desenvolveu a criação de um lar de acolhimento – um projecto de Diversidade e Inclusão (com adolescentes, raparigas e jovens mulheres entres 10 aos 18 ) que visa promover a transformação e desenvolvimento de pessoas, comunidade e abastecimento sustentável, com foco especial nas necessidades de crianças, jovens e mulheres em estado de vulnerabilidade. O presente projecto criado pela Associação Veronas Davit no âmbito da sua política de responsabilidade social, tem por finalidade apoiar financeiramente, moralmente e espiritualmente através de subvenções, actividades e projectos que promovam a melhoria das condições de saúde, educação e inclusão social e financeira de menores residentes pelo mundo, pois levar uma solução para uma criança/jovem que precisa de um lar faz-nos crer em um futuro promissor para as gerações.
Historial
Em referência ao Mês da Mulher, em 30 de Março de 2024 foi organizada uma actividade social no Bairro 28 de agosto, para adolescentes e jovens; com o objetivo de apoiar muitas jovens em situação de vulnerabilidade, que se tornaram mães precocemente; e prevenir gravidezes precoces para aquelas que ainda não estão, mas com o risco de uma potencial gravidez precoce.
O evento foi um sucesso, reunindo um grupo diversificado de participantes e proporcionando uma plataforma para discutir abertamente os desafios enfrentados.
- Alertar as adolescentes e raparigas sobre os perigos que as esperam e que resultam em gravidezes precoces e em tornarem-se mães prematuramente.
- Educar estas adolescentes e raparigas no que diz respeito à sua educação e saúde.
- Incentivar o diálogo e o intercâmbio de experiências entre os participantes e a comissão social de Veronas Davit.
- Ouvir os testemunhos dos jovens participantes em relação às suas situações sociais e desafios atuais.
- Identificar e registar as raparigas nas condições mais críticas para avaliar a possibilidade de lhes oferecer apoio educativo num futuro próximo.
- Gravidez precoce
- Abusos sexuais
- Pobreza crítica
- Perda prematura do tutor ou dos pais
- Falta de educação escolar
- Falta de casa
Depois de todas as descobertas, Veronas Davit sugeriu as soluções abaixo para mitigar as situações encontradas na comunidade 28 de Agosto:
- Financiamento de programas educacionais que visam restaurar a educação de muitos adolescentes e jovens.
- Financiamento para casos sociais, que visam apoiar continuamente muitas adolescentes e jovens raparigas no seio das suas famílias.
- Apoio à capacitação económica, tais como programas de formação profissional e acesso ao emprego.
- Apoio psicossocial às vítimas de gravidez precoce, abuso sexual e outros traumas vividos, de forma a ajudá-las a reconstruir a sua autoestima, a serem reintegradas na sociedade.
- Construir um abrigo para raparigas sem-abrigo.
- Organize atividades semelhantes regularmente para continuar a garantir o conhecimento e manter contato.
- Procurar parceiros de organizações locais e internacionais para apoiar estas adolescentes e jovens raparigas desta comunidade.
- Integrar o planeamento familiar; educação para a vida e programas escolares para a instrução da vida.
Nos 3 meses seguintes após a primeira visita à comunidade acima, a equipe de Veronas Davit estava trabalhando para encontrar uma instalação para criar um abrigo para acomodar algumas das meninas desabrigadas e carentes para fornecer educação e um futuro melhor.
Depois de identificar o local onde criar o abrigo, Veronas Davit procedeu à seleção de algumas meninas vulneráveis dentro da comunidade de 28 de agosto; reuniu-se com as autoridades locais e próximas da pele para formalizar os processos; Em seguida, foram feitos exames médicos para se certificar de que o estado de saúde das meninas selecionadas estava bem. Foram encontrados casos de gravidez e outros desafios que levaram ao cancelamento da inclusão de algumas das meninas no abrigo.
As meninas foram entrevistadas em sua comunidade antes de se mudarem para o abrigo, para saber como elas prosperam para ter essa oportunidade de ir à escola, ter mais oportunidades e vidas diferentes.
Encontrar uma instalação para um abrigo de meninas carentes
Foi encontrada uma instalação em Kilamba Kiaxi Luanda, Angola.Estudo e levantamento foram feitos; restructuracao do espaco foi feito com o apoio da entida Prezioso Angola e um lar foi criado para meninas vulneráveis.
Reestruturação e Reparação das instalações
Casa Nova – Lar
Uma casa nova e remodelada foi preparada para um abrigo de meninas; onde uma diversidade de meninas encontrou um lar seguro e continuará sendo incluída por oportunidade neste mundo, tendo direito a um pão diário, água potável, cuidados com a saúde, educação e possibilidade de futuro brilhante.
Abertura do Abrigo
No dia 30 de agosto de 2024, o abrigo de diversidade e inclusão estava finalmente pronto para receber as primeiras meninas. 24 raparigas de diferentes origens mudaram-se para a sua nova casa com alegria e esperança num futuro melhor; lágrimas corriam-lhes sobre os olhos, assim como sorriso e gratidão por esta oportunidade, da Associação Veronas Davit com apoio da Altrad Prezioso Angola Esta cerimónia foi conduzida pela Associação Veronas Davit, representada por Veronica Mabanga, fundadora do abrigo da diversidade e inclusão, com a participação de toda equipa Veronas Davit.































